Marco Lima

Natural de Niterói (RJ), Marco Lima iniciou seus estudos de violão com o professor Marcos Guimarães, tendo posteriormente estudado com Leonardo Loredo. Ingressou em 1998 na UNIRIO onde se formou bacharel em violão na classe de Maria Haro e concluiu o mestrado em práticas interpretativas sob a orientação de Nicolas de Souza Barros. Com bolsa do DAAD (Deutscher Akademischer Austauchdienst – Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão) radicou-se na Alemanha, onde concluiu em fevereiro de 2013 o mestrado em violão na Hochschule für Musik Karlsruhe (Alemanha), na classe de Andreas von Wangenheim, tendo posteriormente estudado na Akademie für Tonkunst em Darmstadt, na classe de Tilman Hoppstock. Cursa atualmente o doutorado em música na UFRJ sob a orientação de Marcia Taborda.

É professor substituto na UFRJ (onde já havia lecionado entre 2007-2008), ministrando aulas de Violão, Prática de Conjunto e Leitura à Primeira Vista. Também lecionou no CEIM-UFF (Centro de Estudos e Iniciação Musical da Universidade Federal Fluminense) e no Badisches Konservatorium, em Karlsruhe.
Foi premiado 15 vezes em concursos no Brasil, tendo sido por seis vezes o vencedor. Apresentou a integral das obras de Villa-Lobos para violão solo, no 44° Festival Villa-Lobos e foi solista do “Concierto de Aranjuez” de Joaquin Rodrigo, no Teatro Castro Alves (BA), com a Orquestra Sinfônica da Bahia, sob a regência de Osvaldo Colarusso.
Como solista e camerista, tocou em importantes salas brasileiras como a Sala Cecília Meirelles, o MASP (SP), o Teatro Pró-Música (MG) e o Teatro Municipal de Niterói e também em festivais em São Paulo, Minas Gerais, Piauí e Rio de Janeiro. Na Europa, destacam-se as apresentações no festival “Tage für Neue Musik” em Darmstadt (Alemanha), na Basel Liquid Night na Fondation Beyeler (Suíça), na Igreja Santa Maria de Gualtieri em Pavia (Itália) para a fundação Ghislieri Musica e no festival “III Internationale Gitarrentage Vaihingen an der Enz”  (Alemanha).
Desenvolve atividade regular como camerista, tendo atuado em duo com a soprano Doriana Mendes, com os violonistas Thomas Saboga e Yusuke Jimbo (Japão), com o pianista Roger Cui (Australia), com a soprano  Johanna Vargas (Colombia) e, mais recentemente, com a violonista Maria Haro. Em formações maiores, destacam-se as atuações com o Karlsruhe Guitar Quartet, o Quinteto Violão Real e o Quarteto Carioca de Violões.
Participou da “XVII Bienal de Música Contemporânea” e da ”III Bienal de Música Contemporânea de Mato Grosso” com a soprano Doriana Mendes, nas quais realizou a estréia de obras Dawid Korenchendler, Roberto Victório e Caio Senna. Fez ainda a primeira audição de obras de Rami Levin (USA), Nico Sauer (Alemanha), Ricardo Tacuchian, Marcos Lucas, Sergio Roberto de Oliveira, Neder Nassaro, J. Orlando Alves, Alexandre Schubert e de Thomas Saboga.

DISCOGRAFIA:
2009 - CD Danças Brasileiras com o Quarteto Carioca de Violões.
2009 - CD Violões da AV-Rio III (participação em duo com Doriana Mendes e com o Quarteto Carioca de Violões).
2004 - CD Violões da AV-Rio II  (Participação solo).

Prêmios em concursos de interpretação:
1° Lugar no III Concurso Nacional de Violão Fred Schneiter (RJ- 2007)
Prêmio de melhor interpretação da obra de Fred Schneiter no III Concurso Nacional de Violão Fred Schneiter (RJ - 2007)
1° Lugar no II Concurso Nacional de Interpretação Violonística do Piauí, recebendo o prêmio “Turíbio Santos” (PI -2006)
1° Lugar no IX Concurso Nacional de Violão Musicalis (SP - 2005)
Vencedor do IV Concurso para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica da Bahia (BA - 2005)
Prêmio de melhor interpretação da obra de Fred Schneiter no I Concurso  Nacional de Violão – Homenagem a Fred  Schneiter, organizado e  promovido pela Av-Rio (Associação de Violão do Rio de Janeiro) e pelo Teatro Municipal de Niterói (RJ - 2002)
1° Lugar na I Seleção para Novos Talentos do Violão da Av-Rio (RJ - 2003)
1° Lugar no IV Prêmio de Violão da Uni-Rio (RJ - 2002)
2°  Lugar No Concurso de Música de Câmara de Gevelsberg (com o Karlsruher Gitarrenquartett).
2° Lugar no Concurso Nacional Villa-Lobos (ES – 2004)
2° Lugar no Concurso Nacional Souza Lima (SP - 2001)
2° Lugar na II Seleção para Novos Talentos do Violão da Av-Rio (RJ - 2004)
3° Lugar no I Concurso Nacional Jodacil Damasceno (MG - 2005)
3° Lugar no Concurso Nacional Souza Lima (SP - 2005)
3° Lugar no Concurso Nacional Villa-Lobos (ES -  2007)
5° Lugar no Concurso Nacional Cantareira (SP – 2007)

e-mail: marcoaclima@gmail.com