Artur Gouvêa

Inicia seus estudos de música, formalmente, em 1993, aos quinze anos, com Ricardo Filipo, depois, em 1996, na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde teve a oportunidade de estudar com grandes músicos, como Turíbio Santos, Leo Soares, Marco Pereira, Antonio Jardim, Pauxy Nunes, entre outros. Em 2008, torna-se mestre em Poética, na área de Ciência da Literatura da Faculdade de Letras da UFRJ. Paralelamente, em aulas e master classes diversas, estudou com Paulo Pedrassoli, Oscar Cáceres, Nicolas de Souza Barros, Augustín Carbonel, Eduardo Isaac, Francisco Gil, Franz Halasz, Henry Crowl, na constante busca por aperfeiçoamento técnico e pela ampliação de seus horizontes em música. Inicia no segundo semestre de 2015 seu curso de doutoramento na Escola de Música da UFRJ.

Possui vasta experiência na prática de conjunto a partir do contato com diversos músicos nos grupos de que participou e ainda participa. Logo no início da graduação, foi convidado a integrar a recém-formada Camerata de Violões, que, na época, ainda se preparava para estrear seu primeiro concerto. No mesmo ano, formou o quinteto de violões A Camarilha, com a turma de alunos de violão que ingressaram com ele na UFRJ. Em 1998, foi chamado pelo seu professor Turíbio Santos para uma breve experiência na nova formação de sua Orquestra de Violões, que contava com vinte e três violonistas renomados. Em 2002, iniciou um trabalho de duo com Paulo Pedrassoli, contando com uma série de apresentações no estado do Rio de Janeiro. Em 2006, é chamado para participar do grupo vocal-instrumental Música Surda, em que atua, em especial, na composição musical a partir de poemas, inaugurando assim uma nova fase do músico, que aprimora seu lado compositor.

Foi professor substituto pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), ministrando várias matérias relacionadas à música e violão (2003 e 2005); pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), nas cadeiras de Formas de Expressão Artística: Música, no Instituto de Artes (2003 e 2004), e Filosofia da Educação, na Faculdade de Educação (2011 a 2013); e pela UFRJ, na cadeira de Violão, sendo também responsável por ministrar aulas de Prática de Conjunto, Leitura à Primeira Vista e Harmonia Aplicada ao Violão (2004-2005, 2008-2009 e 2012-2013). Foi professor do Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário (CBM-UNICBE, 2003-2014), onde foi responsável por aulas de Violão Clássico, aulas de violão no curso de Cordas Dedilhadas e Seminário de Interpretação e Pesquisa de Repertório. Lá, teve experiência também como professor de Prática de Conjunto e Violão, no curso de Licenciatura em Música. Iniciou em 2014 uma nova experiência como professor de videoaulas de violão no site Cordas & Música. Em 2015 viaja para a Cidade do México (MEX) para participar como professor convidado no IX Festival de Compositores para la Guitarra Pa’lo Escrito, ministrando duas master classes, participando de uma mesa redonda e realizando uma conferência e um concerto.

 

DISCOGRAFIA

1997 - Lorenzo Fernândez e as Sete Notas - participação da Camerata de Violões - Ed. Agir

1998 - Turíbio Santos & a Orquestra de Violões -  instrumentista - Dannemann, Siemsen, Bigler & Ipanema Moreira

1999 - Fazendo Música: 8 violonistas interpretam Luiz Gonzaga da Silva - solo - Niterói Artes

1999 - Músicas para o Violão Brasileiro - Toni Costa - participação da Camerata de Violões - produção independente

2001- Camerata de Violões - Camerata de Violões - instrumentista - produção independente

2002 - Cartografia Musical Brasileira - Rumos Itaú Cultural (prod.) - participação de A Camarilha - Rob Digital

2002 -  Violões da AV-Rio: vol. I  - participação da Camerata de Violões - AV-Rio

2003 - Primeiro Compasso Clássico - participação da Camerata de Violões - Biscoito Fino

2006 - Na Faixa - A Camarilha - instrumentista - produção independente

2006 - Guaratiba Brasil - Antônio Mello - violão tenor - Ethos Brasil

2008 - Camerata de Violões - Camerata de Violões - instrumentista - Biscoito Fino

2008 - O Livro das Canções - Música Surda - instrumentista - produção independente

2008 - Obras para Violão de Roberto Victorio - participação do duo Pedrassoli-Gouvêa e da Camerata de Violões - produção independente

2015 - Suítes do Brasil - Camerata de Violões - regente, instrumentista e arranjador - produção independente

e-mail: arturgouvea@gmail.com