CD Suites do Brasil

R$42,00

O disco homenageia a música brasileira em 16 faixas agrupadas em suítes, com peças de Garoto, Nicanor Teixeira, Rogério Borda e Gaetano Galifi.

O violão ganha tratamento especial no terceiro CD da Camerata de Violões – Suítes do Brasil. O título deve-se à escolha do repertório, composto por suítes ou por obras assim organizadas pela Camerata. A partir das diversas possibilidades do instrumento, o grupo cria arranjos mais que inventivos para interpretar cinco compositores. O primeiro deles é Garoto (1915-1955), considerado o pai do violão moderno no Brasil e que neste ano comemoramos seu centenário de nascimento.

Em seguida vem Nicanor Teixeira, um dos grandes mestres e o único representante da sua geração ainda vivo. Há também peças de Rogério Borda, integrante da camerata e que tem ampla experiência em compor para grupos de cordas dedilhadas; além de Ernesto Nazareth, pianista, considerado símbolo da síntese musical brasileira; e Gaetano Galifi, dedicado violonista cujas composições trazem recursos inovadores para o instrumento. 

A sonoridade de Suítes do Brasil desperta atenção aos diferentes timbres do violão, que a Camerata de Violões revela fazendo vigorar não só a melodia e os acompanhamentos, mas a polifonia das vozes, a conversa entre elas e os elementos percussivos que fazem nosso corpo pulsar em sintonia com cada música.